domingo, 10 de junho de 2012

Missão cumprida!




Quando entrei para os bombeiros eu conheci a minha grande paixão: SALVAR!

Conheci muitos homens e mulheres que, quando vestem a farda têm um brilho a mais no olhar e andam como se estivessem protegidos por uma armadura, um escudo invulnerável.




E eu também me senti assim quando vesti minha farda pela primeira vez, parecia que eu podia fazer muito mais do que eu mesmo sabia que era capaz.

Hoje tenho a certeza, somos capazes de ir muito além do nosso limite, até sem perceber, quando levamos uma vida em nossas mãos! E só quem já passou por essa situação sabe o quão sublime é o sentimento!

Quando estamos todos reunidos, e onde nunca podem faltar as “histórias de bombeiros”, há sempre aquele que conta um facto e o termina dizendo: “e até hoje, não sei como fiz aquilo!”

Quando andamos na rua fardados há sempre olhares amáveis e orgulhosos que nos seguem, e o sorriso encantador de uma criança que diz que quando crescer também quer ser bombeiro!

Que bombeiro nunca tocou a sirene ao passar por uma escola e não amou os acenos e os sorrisos... Não só porque alguém nos respeita, mas porque os olhos emanam orgulho, reconhecimento e nós sentimos no coração o quanto é gratificante salvar!

Que bombeiro nunca ficou com as lágrimas nos olhos e sem saber o que dizer quando tem que dar a noticia: “Sinto muito, mas não há mais nada que possamos fazer!” Porém na nossa mente repassam as informações e procedimentos para ter a certeza de que, realmente, não havia mais nada a ser feito!

Que bombeiro nunca fez uma oração para aqueles olhos suplicantes, pelas vidas que passaram por suas mãos.

Olhos que nos vêem como uma barca para a sua salvação e mesmo que nos chamem de anjo, sentimo-nos tão pequenos e impotentes diante da vontade de Deus!

Que bombeiro ao deitar-se para dormir não sentiu o pesar da limitação para com a vida que foi levada diante dos seus olhos.

Pergunto-me, “de que adianta me chamarem de anjo, se não posso salvar com as asas que nem tenho?” Mesmo assim adormeço com a sensação de missão cumprida...

Eu sei que cada bombeiro que ler este texto terá um filme a passar na sua mente, de olhos suplicantes e sorrisos serenos. E todo aquele que sentir a chama do amor pelo seu trabalho se apagar, receba este texto como uma “lenha para sua fogueira”, que ame, festeje, dance com o seu dom de salvar, todos os dias mais e mais.

Não pelos olhares amáveis que te seguem pelas ruas, pois não te enganes, eles não te seguem, mas sim ao bombeiro forte e implacável que só surge atrás da farda. Ama sim, e muito, aquela sensação que tens ao saber que mais uma vida foi salva pelas tuas mãos. Não mastigues, saboreia este sentimento, sente-o com a pontinha da língua como se fosse um gelado de chocolate!

Como fazemos nas primeiras emergências, como fazemos ao ouvir uma sirene nas ruas, como fazemos ao tirar a farda no final de mais um dia de serviço e sentir aquele cheiro de fumo, aos outros pulmões pode parecer que a tua farda precisa ser lavada, mas para nós isso nada mais é do que cheiro de missão cumprida!





Diário de PM/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.