Esta história singular aconteceu em Israel, e o primeiro capitulo teve lugar em 1979, quando Danny Shemesh tinha 10 anos e a sua vizinha o salvou das chamas. O bombeiro pode pagar o favor e 30 anos depois resgatou a senhora e o marido de uma situação parecida.
sábado, 30 de junho de 2012
sexta-feira, 29 de junho de 2012
O último dia
Por: José Ricardo
Talvez o Soldado Barros não fosse mais trabalhar fardado por um longo tempo. Com muita dificuldade e depois de muitos contatos telefônicos e pessoais, conseguira persuadir o chefe da S2 a lhe transferir para aquela seção. Barros era um soldado recém-formado, daqueles que ainda estava se adaptando à vida castrense. Não gostava de usar cobertura, pois estragava seu cabelo arrepiado à base de gel.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
A essência de um Bombeiro...
Ele poderia ser engenheiro, pedreiro, motorista, escritor, advogado, ao invés disso escolheu ser um bombeiro e ter a sua vida cheia, de choro, sangue, óleo, vidro, fogo, pedidos de socorro e muitas noites mal dormidas, porque a essência de ser bombeiro persegue-o, vem como cinzas de uma residência, chapa retorcida de um carro, olhos suplicantes, choro de dor, até mesmo o rosto de alguém que Deus levou consigo!
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Uma vela pra Deus e outra pro diabo
Por: José Ricardo
O que esse safado tá fazendo aqui?,pensou o Sargento Moisés assim que entrou na igreja e viu o Carioca, traficante de drogas da Favela do Caldeirão. O sargento não estava acreditando naquele paradoxo.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Quero ser bombeiro até morrer!
Quando deixar de voar
serei pássaro caído,
ai não quero ver mais o sol
não quero ver mais o mar
será mais um ninho vazio.
serei pássaro caído,
ai não quero ver mais o sol
não quero ver mais o mar
será mais um ninho vazio.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Um dia de um PM
O motor ruge e a viatura sai me permitindo sentir, mais uma vez, os efeitos da inércia. Sinto-os de forma praticamente imperceptível, pois o costume me deixa quase alheio a eles.
domingo, 24 de junho de 2012
Incêndio no Andraus parou São Paulo, há 39 anos
São Paulo - Da sacada de seu apartamento, no Jardim da Luz, o aposentado Miguel Ângelo Biondi, paulistano do Bexiga, de 71 anos, aponta o perfil do Edifício Andraus, perdido no horizonte do emaranhado de construções do centro da cidade.
sábado, 23 de junho de 2012
A 200 na contramão
Por: José Ricardo
Era madrugada. O Cabo Spencer já havia batido volante a noite toda. Para descansá-lo um pouco, o Sargento Mike assumiu a pilotagem da viatura. Assim que sentou no banco do piloto, ouviu-se na rede de rádio a informação de que um automóvel Land Rover amarelo fora tomado de assalto na cidade vizinha de Arizona e estaria evadindo em direção da Rodovia GM-010, sentido cidade de Alabama. Mike imediatamente falou no rádio, quase gritando:
sexta-feira, 22 de junho de 2012
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Anatomia de uma execução
Por: José Ricardo
O caminho do crime tem apenas dois destinos: cadeia ou vala. E isso não é novidade para ninguém. Então, só entra nessa quem quer.
Osborne já estava nessa há muito tempo. Para ele, não havia mais caminho de volta.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Desabafo de um bombeiro...
Sou apenas um homem, como qualquer outro.
Quem sabe fruto de um sonho antigo, ou vontade nobre de ajudar ao próximo, porém sou apenas um homem.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Caso Lindemberg, Eloá e Nayara - Um final diferente...
Depois de saber do desfecho da ocorrência com reféns em Santo André-SP, no início da noite de sexta feira, fui trabalhar e, durante o serviço, às vezes pensava naqueles acontecimentos. Incomodava-me o fato de a mídia criticar incessantemente a ação do GATE. E criticar é tão fácil, especialmente para quem nunca passou por situações semelhantes.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
domingo, 17 de junho de 2012
O sorriso do mal
Por: José Ricardo
As duas viaturas, em deslocamento, emparelharam-se. O Sargento Moisés, comandante de uma delas, gritou para os militares da outra guarnição:
sábado, 16 de junho de 2012
O que é um bombeiro...
Um Bombeiro é o vizinho do lado – um homem com a memória de um rapazinho.
Nunca superou a excitação dos motores, das sirenes e do perigo.
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Quero ver se não acaba!
Por: José Ricardo
- Que você tá fazendo aqui uma hora dessas, 04 horas da madrugada!? - perguntou o Sargento Mike.
- Eu vim comprar um cigarro - respondeu o vapor.
- Oh, vai falar mentira lá na @#$%¨&**&¨%$#@! Você tá aqui desde ontem à noite. Você pode tá é vendendo cigarro, isso sim.
- Tem nada comigo não, police.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Velhos são os trapos!
O velho Bombeiro permanecia no seu local de serviço, no quartel momentaneamente vazio, enquanto todo o Corpo de Bombeiro estava ausente num incêndio para o qual deslocaram todo o material disponível.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Sensitividade
Por: José Ricardo
Deus no céu e a polícia na terra. É assim que muitos pensam. Chamam a polícia para tudo. O que dois policiais podiam fazer num hospital para atender uma solicitação dando conta que uma mulher chegara dizendo que ouvia vozes e que precisava de ajuda? Nada.
terça-feira, 12 de junho de 2012
Alto risco...
Qual de nós, já não viu uma viatura dos Bombeiros com a sirene a "gritar”, e comentou: "estes tipos são uns irresponsáveis, vê bem a velocidade que eles vão..."
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Nem querendo
Por: José Ricardo
A atividade policial é verdadeiramente um sacerdócio. Quem já vestiu uma farda e colocou uma arma na cintura jamais conseguirá esquecer-se do tempo em que combateu o crime. Quem está na ativa não consegue desligar da profissão nem nas horas de folga. É impossível ser apenas um civil, um paisano folgado.
domingo, 10 de junho de 2012
Missão cumprida!
Quando entrei para os bombeiros eu conheci a minha grande paixão: SALVAR!
Conheci muitos homens e mulheres que, quando vestem a farda têm um brilho a mais no olhar e andam como se estivessem protegidos por uma armadura, um escudo invulnerável.
sábado, 9 de junho de 2012
Operação Macaquinha
Por: José Ricardo
Já faz alguns anos que aconteceu a operação. Naquela época, o Sargento Mike tinha autonomia no policiamento. Podia patrulhar onde quisesse, quando achasse melhor, e desencadear a operação que julgasse mais eficaz. E sendo o mais antigo do setor, podia reunir as viaturas para, juntas, combaterem o crime. Ainda não havia sido implementado o policiamento reloginho.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Soldado do Fogo!
Sonhando em ser herói
O meu primeiro brinquedo foi um caminhão!
Sua cor era da cor do líquido que bombeia o coração.
Coração que bate forte quando deparo com a morte
Cumprindo a minha missão.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Histórico de BO
Por: José Ricardo
Mais de três horas de rastreamento. Subimos e descemos becos de favela, perseguimos motocicleta, muitas abordagens. O turno foi agitado, pois um dos líderes da quadrilha que dominava o tráfico de drogas no Morro do Kid fora morto. O restante da quadrilha jurava vingança, o que significava muito trabalho para a equipe do turno seguinte.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Quero ser Bombeiro...
"Quero ser bombeiro!" - esta é a resposta imediata de uma criança de 4 anos quando lhe perguntam:"O que queres ser quando fores grande?".
Seria comum ouvirmos um rol de atividades e profissões.
Seria comum ouvirmos um rol de atividades e profissões.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Sono tranquilo
Por: José Ricardo
Eram 22 horas. A rapinha composta pelo Sargento Mike e pelo Soldado Brucis realizavam policiamento “reloginho” pela cidade de Samsung. Embora fosse dia de semana, a rede de rádio não calava um segundo. De repente, as tumultuadas comunicações, fruto da grande demanda operacional, foram interrompidas por uma voz ofegante:
segunda-feira, 4 de junho de 2012
domingo, 3 de junho de 2012
O que te deixaria realizado?
Muitas pessoas entram na polícia apenas pelo salário ou pela pseudo-estabilidade. Outras, além desses motivos, também querem fazer algo a mais. Cada um tem o seu objetivo, um desejo a realizar. O Sargento Móises era uma dessas pessoas que entrou querendo fazer esse algo a mais. Trancou sua matrícula numa Universidade Federal para ingressar na Polícia Militar na condição graduação de soldado de 2º classe. Ele devia estar doido nessa época, mas, de toda forma, foi aprovado no psicotécnico. Na verdade, como a maioria dos jovens, Moisés queria sentir a adrenalina correndo nas veias. Queria ação.
sábado, 2 de junho de 2012
Aos Nobres Irmãos Bombeiros!
Para ostentar a farda de Bombeiro é preciso ter muito mais do que só sonhos, é preciso coragem para ir aonde ninguém quer ir, para pôr em risco a vida, por pessoas que nunca se viu, é preciso sangue-frio para manchar a farda com sangue das mesmas pessoas que ontem criticavam as nossas ações e zelar por sua vida como sendo a mais importante de todas, é preciso saber que a mesma mão ensangüentada que se estende em busca de socorro, dificilmente virá a estender-se de novo em sinal de agradecimento.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Quando a inteligência supera a força
Autor: José Ricardo
Por muito tempo, os policiais de área se lançaram numa luta tenaz contra o tráfico de drogas da Rua San Sebastian. Sabiam quem eram o dono da boca-de-fumo e comparsas, mas estes, por meio de uma série de estratagemas, sempre logravam escapar das incessantes abordagens.
Assinar:
Postagens (Atom)