sábado, 14 de julho de 2012

No inicio da recruta




Tudo começou no ano 2011 quando me inscrevi para o estágio de verão do quartel de bombeiros voluntários de Algueirão Mem Martins, com o objetivo de passar o meu verão de maneira diferente.



No entanto não estava com esperança de ficar, pois tinham-se inscrito muitos jovens com o mesmo objetivo, após a entrevista tive de esperar duas semanas pela chamada telefônica a dizer a resposta, mas como estava nervosa pela resposta, quando atendi a chamada e do outro lado me disseram somos dos Bombeiros de Algueirão Mem Martins e era para lhe dizer que passou e terá de se apresentar no dia 2 de Junho de 2011, às 14h; para ir buscar a farda, fiquei tão contente que nem quis acreditar era verdade que tinha entrado no quartel de Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins.



No dia combinado, à hora combinada lá estava eu na frente do quartel para ir buscar a farda que julgava que me iria acompanhar durante os meses de verão. Durante os dias 6, 7, 8, 9, 10, 13 e 14 de Junho de 2011 fomos ter formação de socorrismo e do dia 14 de Junho de 2011 até ao dia 31 de Julho de 2011 tivemos a fazer o estágio onde andamos nas ambulâncias de INEM, Pré-socorro e transporte de doentes, onde fomos acompanhar um bombeiro autorizado a conduzir e um socorrista.



Nesses dias estávamos escalados pelas várias ambulâncias e quando estávamos de serviço tínhamos de nos apresentar-mo-nos ao chefe de serviço e assinar uma folha, quando estávamos de serviço na ambulância de INEM para alem de apresentar-mo-nos ao chefe de serviço, assinar uma folha tínhamos de nos apresentar ao socorrista e ao bombeiro autorizado a conduzir da ambulância de INEM.



Sempre que a sirene tocava era uma correria pelas escadas abaixo até à ambulância. Quando faltava alguém, ficava cá e baixo à espera do meu serviço ou do serviço da pessoa que tinha faltado.



Aprendemos muitas coisas entre elas o lugar onde estava cada material, a preencher as fichas dos doentes e onde ficavam os hospitais e clínicas onde levávamos os doentes. Tenho muitas histórias que me marcaram como o do menino queimado, a menina que caio de bicicleta sem capacete, o senhor que morreu entre outras histórias.



Todas elas foram diferentes, mas iguais numa coisa estava lá eu ou outro colega para socorrer. Passado o verão só tinha duas opções ou ficava e juntava-me aos bombeiros (fazendo a recruta) ou desistia e voltava a tentar entrar para o estágio de verão do ano seguinte. Embora que a decisão fosse difícil de tomar, eu decidi ficar nos bombeiros e juntar-me a tantos outros que o seu objetivo é serem pessoas que ajudam a salvam a vida e os bens do outro.



Neste quartel temos alguns lemas tais como “nós não somo melhores, nem piores que os outros, somo diferentes”, “o outro que procurou ajuda, não nos escolheu a nós, somos nós que escolhemos ir lá” entre outros lemas.



No meio dos lemas que o quartel já têm nós, da recruta, fomos adquirindo alguns desses lemas, tais como, sermos organizados, respeitar o outro e sermos respeitados, a coordenação, a rapidez entre outros.



Criamos uma bandeira e uma música ambas muito fix’s. O nome da música é Recruta da Esperança e a música é:



(aluno dia) “Somos a recruta da esperança,

(todos) Somos a recruta da esperança,

A equipa que nunca se cansa!

(aluno dia) Se acham que vamos desistir,

(todos) Se acham que vamos desistir,

Isso dá-nos vontade de rir.

(aluno dia) Quando tivermos ar cansado,

(todos) Quando tivermos ar cansado,

Aguentamos mais um bocado.

(aluno dia) Somos a força do conhecimento

(todos) Somos a força do conhecimento

Todos faremos o juramento.



Grito:

(aluno dia) O que é que nos cansa?

(todos) Nada nos cansa!

(aluno dia) Quem nós somos?

(todos) A RECRUTA DA ESPERANÇA!”



Por: Jéssica



Diário de PM/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.