quinta-feira, 25 de abril de 2013

Eu eu eu a PM se fud…





Infelizmente esse foi o grito de guerra ouvido por muitos policiais ao saírem de uma abordagem mal coordenada, mal elaborada que tinha tudo para acabar em coisa pior. Todas as cidades do Distrito Federal têm seu caldeirão, locais onde festas, pagodes, shows e afins unem 200, 300 ou até mais pessoas. A maioria dos trabalhadores curtindo um som, uma bagunça, mas no meio de traficantes, batedores de carteira e congêneres.


Nós como policiais não podemos compactuar com a bandidagem agindo por aí, mas daí a um comandante de 4 estrelas achar que com aproximadamente 20  policiais pode acabar com um pagode de mais de 300 pessoas, onde boa parte já se encontra alcoolizado na boa tem uma distância muito grande. Vários aspectos de uma abordagem foram desconsiderados o que trouxe riscos para todos os envolvidos.
SUPERIORIDADE NUMÉRICA é algo que aprendi há muitos anos no curso de soldado, quando para nossa segurança nos explicam que sempre temos que estar em maior número, ou em casos excepcionais podemos agir em menor número mas aí os riscos são maiores e a ação dos COMBATENTES tem que ser mais vigorosa para os abordados nem pensarem em reagir.
Agora 10 a 15 abordados para cada policial é uma conta facilmente identificada como furada. Não se tratava de calamidade nem flagrante delito, ninguém corria risco de morte, então eu que humildemente sou apenas um PM COMBATENTE creio que poderia ser abortada a tal abordagem, ou apenas retardada até a convocação e chegada de mais policiais.
Quem trabalha nas ruas descobre que certas coisas darão erradas só por uma avaliação preliminar do cenário, mas aí que deve morar o problema dessa abordagem ao pagode, tem que trabalhar na rua um tempo para ter esse “tino policial”, e muitos acham que é só chegar desligando o som e falando meia dúzia de palavras que está tudo resolvido. Já foi assim um dia, e em alguns lugares, hoje caro policial não. E se insistir vai ouvir um “eu eu eu a PM se fud… na saída.
Publicado em janeiro 30, 2013por COMBATENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.