domingo, 27 de maio de 2012

Onde está escrito?






Durante a batalha não se estuda. Nela, simplesmente faz-se o que se pode para aplicar o que se sabe. Por isso, a fim de se fazer um pouco, precisa-se saber muito, e saber bem.” - Marechal Foch






Onde está escrito?




Destemidos integrantes da Military Police encontravam-se na entrada de um Pronto Socorro conduzindo um indivíduo por ter ele violentado a própria filha. Enquanto os policiais esperavam a menina ser examinada pelo médico, o soldado Bruce afirmou, com convicção, aos militares das duas guarnições que efetuaram a prisão do crápula cidadão infrator:

- A diferença entre o estupro e o atentando violento ao pudor é que, no estupro, ocorre a introdução do pênis na vagina, e, no atentado violento ao pudor, a introdução é no ânus.

O sargento Mike perguntou:

- Onde está escrito isso?

- Foi um professor que me falou no curso.

Mike não iria perder a oportunidade de filosofar.

- Ah, o problema é este... A gente anda confiando demais no que os outros dizem. Tenho certeza de que você não pegou o código penal para confirmar o que o professor te disse. Tenho certeza. Se tivesse procurado saber onde estava escrito, iria concluir que esse professor está totalmente equivocado. O estupro é a conjunção carnal mediante violência ou coação, e é a conjunção carnal que consiste na introdução do pênis na vagina, agora... O que você disse sobre o atentado violento ao pudor não tem nada a ver. O atentado violento ao pudor é qualquer ato libidinoso diverso da conjunção carnal, o que não se limita apenas a introdução do pênis no ânus. É qualquer, qual-quer ato libidinoso diverso da conjunção carnal.

- O senhor tem certeza, sargento? O professor me disse isso no curso...

- Lógico. O professor te disse e você acreditou. Isso é comum, e acontece com você e com quase todo mundo. Até comigo. E isso é um erro, principalmente para profissionais que, a exemplo de nós, lidam no ramo do direito. Tem muito professor ensinando coisas erradas, talvez coisas que ele também só ouviu falar e nem procurou confirmar a veracidade da informação. A mídia então é mestre em divulgar informações erradas. E o problema é que muitos acreditam. Nesta vida, nós temos que praticar a arte de duvidar. Onde está escrito? Esta é uma pergunta que a gente sempre tem que fazer quando alguém nos apresenta uma informação nova.

“Ontem mesmo, minha mãe estava falando equivocadamente sobre uma passagem do evangelho. Aí eu perguntei pra ela: ‘Onde a senhora leu isso?’ Ela me respondeu: ‘Foi um padre que me disse.’ Aí eu peguei a bíblia e mostrei pra ela que o que ela estava dizendo não era verdade. Talvez o padre tivesse falado aquilo com boas intenções, mas não era verdade. Vou dar outro exemplo. Minha mãe é católica fervorosa. Um dia eu perguntei pra ela: ‘A senhora já leu todos os quatro evangelhos?’ Ela me respondeu, sem nenhum constrangimento: ‘Não, eu começo, mas depois eu canso. Já li alguns trechos, mas todo, não.’ Acontecia que ela só acreditava nos padres e nos programas católicos de televisão. Não tinha opinião própria. Vivia na base de informações de terceiros. E isso também acontece em nossa profissão. Quantos policiais nunca leram o código penal? Quantos policiais somente andam acreditando no que dizem os professores e instrutores? Isso pode ser culpa da instituição? Talvez sim. Realmente seria muito bom que em todos os Departamentos de Polícia tivesse um código penal atualizado e acessível aos policiais ponta de linha; melhor ainda, seria bom que fosse pago a todas as guarnições um compêndio de legislação. De toda forma, pra advogado nenhum nos passar pra trás, nos dá chapéu, a gente não pode deixar de perguntar pra gente mesmo: “Eu já li isso? Onde está escrito?”

A conversa prosseguiu, tomando, depois de certo tempo, outros rumos.

Autor: José Ricardo


Nota: Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência.


"É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” - Inciso IX do artigo 5º da Constituição Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.