terça-feira, 5 de março de 2013

A velha máxima do TROPA DE ELITE no curso de GTOP




Sempre ouço policiais falando que estamos em outra policia, uma policia onde o policial pode questionar, onde o policial é tratado com profissionalismo, uma policia do futuro, mas infelizmente a todo momento temos provas que nada mudou, e para falar a verdade em muitos aspectos está retrocedendo, e o que é mais instigante, retrocedendo principalmente no trato do praça com o praça.


Estamos tendo há algum tempo cursos de CTOP no Distrito Federal, onde policiais que já compõe os Grupos Táticos Operacionais – GTOPs de suas unidades e os policiais que tem interesse de participar dos grupamentos se inscrevem e fazem o curso no Centro de Treinamento e Especialização. A grande maioria dos policiais que se inscrevem no curso são pais de família, que ainda vibram nas ruas e querem se especializar, mas aí começa a decepção do curso.

Ainda temos policiais que sofrem do efeito TROPA DE ELITE, onde não se prima pela técnica e aprendizado e sim pelo rala imbecil que a tanto tempo é enraizado em cursos. Parecem palavras duras, mas molhar o policial no inicio do dia e fazê-lo assistir instruções molhado, não me parece uma técnica de ensino adequado. Em que isso nos faz melhores policiais?

E esse papo que o rala engrandece o guerreiro, que da dor sai o brio e bla bla bla não convence, os que estão no curso são profissionais que tem inúmeros elogios e dezenas e até mesmo centenas de flagrantes e estão lá para quem sabe aprender algo (até agora aprender a assistir instrução molhado).

Temos que começar a questionar essas coisas. Dois minutos para trocar o fardamento me torna mais operacional nas ruas? Não somos forças de combate do exercito, nossa guerra é contra o crime, e as instruções e forma de passá-las tem que ser de acordo com isso.

Instruções de abordagem, tiro e legislação são aulas necessárias, estas são matérias esperadas, mas o tratamento que está sendo dispensado aos companheiros GTOPIANOS por integrantes da ROTAM é no mínimo dispensável.

E porque o treinamento tem que vir deles? São bons, operacionais, vibram, mas esquecem que são policiais como todos nós.

No edital informam que o curso será de 07h30min as 18h00min (o que já é um exagero), mas esse horário é fictício já que os policiais estão prontos as 6 e quase sempre saem depois das 22, isso para um curso de duração de 35 dias.

E as famílias amigos onde fica? Não temos mais moleques na PMDF, todos são pais de família que tem esposas e filhos em casa e já abrem mão dos seus lares para se especializar. Agora chegam em um curso para serem sacaneados e tratados como recrutas das forças armadas de país de terceiro mundo.

Isso tem que mudar, essa mentalidade é ultrapassada e não colhe bons frutos. Será que os instrutores têm no fundo é um pouco de invejinha pelo espaço que a mídia e a PMDF dão aos resultados dos GTOPs? Somos todos policiais militares, o nosso inimigo é outro, o marginal.

Vamos parar com essa molecagem de destratar os policiais em curso, pois eles são combatentes como vocês. E mais uma, o rato só age porque o gato deixa, onde está a PMDF que não vê esses abusos em curso? Depois quer cobrar policiamento comunitário. É cada uma.

 

 

Diário de PM/BM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.