quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Burocratizando o serviço operacional





O serviço policial militar é um dos poucos serviços públicos no Brasil que foge ao estigma de burocrático.

Quando a guarnição é solicitada na rua o atendimento é imediato, não sendo necessário pegar senha ou pagar taxa, e na grande maioria das vezes o resultado é positivo. E funciona assim de forma tão prática por eliminar intermediários.



No atendimento via 190 o serviço prestado pela PM é um pouco mais lento devido a intermediários, primeiro atendente e depois o operador do rádio, e aí enfim chega ao policial da rua, mas mesmo assim a eficiência e enorme.

Mas temos que tomar cuidado, pois a tentação em burocratizar o serviço é muito grande, muito por vaidades (a solicitação tem que passar por mim), outras vezes por incompetência mesmo, e o que nos mantém ainda na crista da onda é essa nossa resposta rápida.

Mas essa introdução se deve por uma ocorrência em nosso último serviço onde um jovem havia sido amarrado em um matagal próximo ao Setor Policial Sul e já passava das 19 horas (escuridão).

Tentávamos com viaturas cobrir uma área muito extensa e difícil acesso, em muitos locais as guarnições deixavam as viaturas e seguiam a pé, onde um policial iluminado solicitou à central o apoio aéreo (na PMDF temos 3 aeronaves), e passados 10 minutos e sem retorno da central o policial questiona novamente sobre o apoio aéreo e obtém a seguinte resposta: o superior da central não solicitou a aeronave pois o seu uso iria causar sombra ?!?!, atrapalhando mais do que ajudando na busca do jovem.

Todos entorpecidos pela resposta continuaram as buscas até que o jovem foi localizado.

Será que uma guarnição que trabalha nas ruas não sabe da utilidade que teria a aeronave em determinada situação? Não seria mais adequado um contato direto com os combatentes que trabalham no BAVOP (Batalhão de Aviação Operacional)?

Não será muito preciosismo de dentro de uma sala com ar condicionado decidir se pede apoio aéreo ou não para os combatentes em solo que procuram de noite um cidadão em um terreno acidentado?

Tenho certeza de que se a solicitação do policial ao apoio aéreo chegasse aos policiais do BAVOP, eles teriam levantado vôo e deslocado ao local, mesmo que com algumas sombras (segundo o especialista) pois se eles escolhem trabalhar nesta unidade o grande propósito além do patrulhamento é o auxilio aos combatentes de terra.

Não podemos nos burocratizar já que o diferencial da Policia Militar é a praticidade e resposta imediata aos anseios da população.

 




Diário de PM/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.