segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Lembranças de Natal




Com um beijo, despedi-me da esposa.

- Vai com Deus - ela me disse.

- Fica com Deus. Qualquer coisa, me liga - respondi.

Era noite de véspera de natal, 24 para 25 de dezembro. Mais um turno de serviço me esperava. Não adiantava ficar lamuriando; estava escalado e ponto final.

 
 

No caminho até o quartel, as lembranças tomaram conta de meus pensamentos. Lembrava, com alegria, das visitas que recebi no dia. O Soldado Brucis foi lá em casa. Levou-me um presente. Disse que aprendeu muito comigo e que estava triste porque talvez eu fosse para o CFO. Sargento, se você for reprovado no psicotécnico desta vez, você é doido mesmo, pode internar na clínica Luiz André, ele disse, brincando. O Soldado Barros também foi lá. Brincou comigo, dizendo que eu fui bobo em não aceitar o convite para ir trabalhar na administração. Você estaria de folga hoje e só voltaria no dia 05, ele me disse. Não liguei. Talvez eu fosse mesmo um bobo. Bobo e doido...

Enquanto me deslocava para o serviço, observei as casas enfeitadas, as famílias reunidas. E eu, longe dos meus pais. Mas estava feliz, porque não iria passar o natal sozinho. Minha esposa não viajou para a casa dos pais dela; decidiu ficar comigo.

Não é bom passar o natal longe da família. Digo isso porque já passei, em razão da profissão militar. Bate uma tristeza, um vazio, uma solidão; nada tem graça. Certa vez, quando eu trabalhava num destacamento de uma cidadezinha do interior, minha mãe e meu pai foram até lá, na casa onde eu morava sozinho, e me levaram um presente inesquecível: uma bíblia.

Noite de natal é sempre agitada. Parentes reunidos e uso de bebida alcoólica formam uma mistura explosiva. Já sabia que iria passar a noite atendendo ocorrências de ameaças, agressões, lesões corporais, acidentes de trânsito, som alto e, porventura, algum homicídio.

Quando cheguei ao quartel, deixei as lembranças de lado. Estava desanimado, confesso. Cumprimentei meu companheiro de serviço, o Soldado Horgan, e desejei-lhe um feliz natal meio que antecipado, porque, nessa profissão, não podemos prever sequer o minuto seguinte. Talvez eu não chegasse vivo até a meia-noite.

Estávamos, eu e Horgan, terminando de nos armar, quando ouvimos na rede de rádio um pedido de prioridade. Ainda faltavam uns vinte e cinco minutos para entrarmos efetivamente de serviço, uma vez que havíamos chegado com antecedência. Se fóssemos burocratas, meros cumpridores de horário, poderíamos nos omitir, fingir que não havíamos escutado a mensagem.

De acordo com as tumultuadas comunicações, uma viatura da polícia rodoviária estava acompanhando um ônibus que estava sendo assaltado e deslocava sentido o Aeroporto Internacional Turow Neves. Não se sabia o número de criminosos nem o armamento que possuíam.

Não hesitamos um milésimo de segundo. Pegamos rapidamene nossos equipamentos - tonfas, lanternas, pastas, pranchetas, etc, - corremos até nossa viatura e os arremessamos no banco de trás.

- Central, é a viatura 44444 comunicando. Estamos deslocando em apoio a viatura da polícia rodoviária - transmiti na rede de rádio.

- 4444, sua viatura não consta aqui na minha tela, não - respondeu o despachante.

- Tem problema não, Central. É só para dar ciência.

Partimos em disparada e em alta velocidade para apoiar os companheiros. Mais uma vez, senti que era aquilo que gostava de fazer. Amava o risco e a adrenalina do serviço policial.

 

Por: José Ricardo

 

 

Nota: Esta é uma obra de ficção. Nomes, personagens, fatos e lugares são frutos da imaginação do autor e usados de modo fictício. Qualquer semelhança com fatos reais ou qualquer pessoa, viva ou morta, é mera coincidência.

 

"É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” - Inciso IX do artigo 5º da Constituição Federal.

 

Queria neste dia fazer uma dedicação muito especial:

Ao Policial Militar:

Homenagem ao policial:
 
 
 
 
 
 



E também ao Bombeiro Militar:

 

Homenagem aos bombeiros:
 
 
 
 
 
 
 
 


E uma singela homenagem ao Povo Brasileiro.

Homenagem ao Povo Brasileiro:





E quero também desejar a todos os que acessaram durante o ano o Blog Diário de PM/BM:

Que nosso Senhor Jesus Cristo esteja presente todos os dias de sua vida em seu caminho, te iluminando o caminho e te guiando para a eternidade e felicidade que nós sempre procuramos, seja sempre assim, amém.

Uma Mensagem de Deus Para Você Fortalecer Sua Fé. Para Você Acreditar em DEUS, Acreditar que Sua Vida Será Muito Mais Feliz!!!

 

 
Simone - Então É Natal

 

Então é Natal

E o que você fez?
O ano termina
E nasce outra vez!
Então é Natal!
A festa  cristã
Do velho e do novo,
Do amor como um todo!
E então é Natal
Pro enfermo e pro são
Pro rico e pro pobre
Num só coração!
Então, bom Natal
Pro branco e pro negro,
Amarelo e vermelho,
Pra paz, afinal!...
Então, bom Natal!
E um Ano Novo também!
Que seja feliz quem
Souber o que é o Bem...

 

Blog Diário de PM/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.