sábado, 1 de dezembro de 2012

Conheça a história da policial Roseana do Espírito Santo




O olhar da policial militar Roseana do Carmo Gomes Braga, 32 anos, carrega uma dura história de vida que se converteu em felicidade graças a sua capacidade de superação. Aos 12 anos ela viu sua família ser despejada de casa, às vésperas do Natal. Mas preferiu usar a experiência ruim como mola propulsora para seus sonhos.

 

O despejo aconteceu em 1992, durante uma operação de reintegração de posse de uma área em Itacibá, em Cariacica. No local viviam 34 famílias em barracos de madeira. Um deles abrigava a mãe e três irmãos de Roseana. “Eu era nova, mas já entendia a gravidade do nosso problema: não tínhamos para onde ir”, relembra, emocionada.

 

A família já tinha vivido uma situação semelhante. Antes de se abrigarem em Itacibá, tinha sido enganados por uma pessoa que se fez passar por amigo e lhes vendeu um lote irregular. “Era a segunda vez que estávamos sendo despejados”.

 

Quando a família começou a ser despejada, todos os seus pertences foram jogados no chão. O desespero tomou conta da menina. Naquele momento o que a confortou foi o gesto de um policial militar que atuava na operação. Ele impediu que os objetos fossem destruídos, em respeito ao sofrimento da menina.

 

Inspiração 

 

“Foi a atitude dele que marcou a minha vida, me ajudou a superar um momento tão difícil e, anos mais tarde, me inspirou”, relata Roseana. Desde os seis anos ela sonhava em ser militar e o carinho recebido daquele policial só fortaleceu sua decisão. “Mesmo sem saber, naquele dia decidi seguir a carreira militar, para servir e ajudar com a mesma ternura que ele dedicou a mim”.

 

A tragédia vivida pela família foi registrada em A GAZETA. Foi por intermédio dessa reportagem que um parente distante de Roseana soube do ocorrido e foi até Itacibá, onde a família estava abrigada em um galpão disponibilizado pela Prefeitura de Cariacica, para buscá-los.

 

De lá todos foram levados para Baixo Guandu, Noroeste do Estado, onde conseguiram se restabelecer. Com eles foram as tábuas do barraco de madeira, que foi reconstruído. “Até hoje ele ainda está de pé. É uma lembrança de que é possível superar as dificuldades”, pontua Roseana.

 

Sonho é reencontrar policial que a ajudou

O gesto de atenção e carinho que mudou a vida da jovem Roseana do Carmo, há quase 20 anos, partiu de um homem que ela sequer sabe o nome. “Gostaria de encontrá-lo e de agradecer”, conta a garota que hoje se tornou sua colega de corporação.

 

Mas ela mantém as fotografias e uma xerox da matéria em sua casa, no bairro de Brisamar. “Para lembrar de minhas origens”, pontua, com orgulho. E se emociona ao ver as imagens, na tela do computador, do momento do despejo, lembrando do desespero vivido.

 

Na foto, em meio à destruição, chama a atenção a presença de um cachorrinho. Era o seu animal de estimação, que estava sempre a seu lado. “O nome dele era ‘Sua Mãe’”, revela, em meio a risadas.

 

O bom humor e a firmeza frente às dificuldades é traço herdado da matriarca Maria Cornélia do Carmo, hoje com 53 anos. Segundo Roseana, ela sempre deu um jeito de impedir que todos o sofrimentos pelos quais a família passou afetassem as crianças. 


“Ela sempre se esforçou para que tivéssemos um futuro. Seus olhos sempre pareciam dizer: ‘Tudo vai ficar bem’”, conta Roseana. 

 

“Subir sem esquecer a sua história” 

 

Sonho de Roseana do Carmo, 32, de ser policial militar começou a se concretizar em 2002, quando foi aprovada no concurso para a instituição. Três anos depois, já formada, começou a atuar na profissão. Hoje ela trabalha no Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes). “Lá tenho a oportunidade de ajudar outras pessoas”, pontua.

 

Sua meta agora é entrar para a equipe do Batalhão de Missões Especiais (BME), uma tropa especializada que, segundo ela, reflete o preparo e a excelência que ela busca agregar a seu perfil profissional. “Já fiz a prova e estou na expectativa de em breve poder atuar na unidade”.

 

A jovem, porém, não esquece seu passado. Relata que em sua carreira já teve a oportunidade de participar de uma operação de despejo e fez questão de se espelhar no exemplo daquele policial do passado. “Uma simples atitude pode mudar a vida de uma pessoa”, pondera Roseana. 


Ela destaca que a profissão vem ensinando que, mais do que heroísmo, o policial tem que ter espírito de nobreza. Disciplinada, diz que segue uma regra de ouro, inspirada em uma frase que leu em muro de rodoviária: “A subida não deve me empolgar, que a humildade viva em mim, e que eu suba sempre sem esquecer da minha história”.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.