sábado, 10 de novembro de 2012

Sobre o Medo e o Herói...



Olá pessoal! Aqui estou, novamente, como prometido ao meu irmão. Hoje eu estou deixando de lado um pouco os concursos, os estudos, para falar sobre o significado de ser Herói e a importância do medo. E acredite, não é uma tarefa fácil.
 
 
Ouvi da boca de um grande homem uma vez, que ele dormia e acordava com medo. E não era um homem qualquer. Era corajoso, bravo... Um grande homem. Então eu me perguntava: como um homem tão impetuoso e soberano poderia conviver com o medo?
Como alguém de tamanha grandeza poderia ser atingido por tal coisa?
E vou mais longe: como alguém como ele, um HERÓI, convivia com o medo, assim como o dia convive com a noite, naturalmente?
Pois é, no começo eu não entendi. Confesso que isso me perturbou de tal forma, que eu preguei por muito tempo que o medo é algo inútil, que estraga nossos sonhos e atormenta nossas vidas.
E ainda mais eu, que sempre tive um objetivo de me tornar um herói, como poderia conviver com o medo? Não, era inaceitável. Pra mim, o verdadeiro herói não deveria temer o medo.
Pra mim, o herói era o homem intocável, sem nenhum temor, nem nada, capaz de combater qualquer tipo de força que pudesse atingir seus próximos e as outras pessoas.
E então esse homem me pegou pela mão, e me explicou o verdadeiro significado de SER HERÓI e o verdadeiro significado do Medo.
Há anos, ele me apontou um pai, que levava a filha para o cabeleireiro. A filha, com 9 anos de idade, possuía câncer, e estava perdendo o cabelo. O pai levou a filha para cortar tudo de uma vez. Depois de raspar o cabelo, a criança caiu em choro, vendo-se sem o belo cabelo que tinha.
O pai, olhando aquilo, pediu que raspasse o seu também. Virando-se para a filha, sem cabelo, falou para a pequena: “Viu filha? Agora eu estou tão bonito quanto você!”.
Depois, andamos pelas ruas da cidade, e paramos numa esquina. Lá, tinha um trailer, onde quatro pessoas serviam sopa e agasalhos para as pessoas das ruas.
No fim, um dos desabrigados chegou para o líder do trailer e disse pra ele: “Você é um anjo da noite.” O homem, trasbordando em lágrimas, abraçou aquele desconhecido, e disse que só fazia seu trabalho...
E depois ele me marcou com algo que me tocou mais ainda. Uma foto, de um policial. O policial, numa ocorrência, fora baleado, tentando parar bandidos, e acabou falecendo logo em seguida. E eu pensei: “Deus...”.
Só conseguia pensar nisso... seria um dos resultados para o que eu tanto quero? O homem me perguntou: “Você quer ser policial, não é? Você quer ter farda, arma, e glória... ou quer ajudar as pessoas?”. E aquela pergunta entrou como uma faca no meu coração. Fiquei amedrontado por meses.
O medo tomou conta de mim. Eu podia morrer, escolhendo ser o que eu queria. E depois a pergunta voltou novamente: “Ou quer ajudar as pessoas?”. E foi aí que eu me dei conta. Eu estava exatamente onde eu queria estar.
Quantas vezes o medo daquele pai não tomou conta do seu coração, quando ele abraçava sua filha, sabendo que ela poderia morrer? Quantas vezes o medo não passou pela cabeça daquele senhor, sabendo que alguém poderia estar morrendo nas ruas e ele não fazia nada?
Quantas vezes o medo não passou na mente daquele policial, no momento em que as balas zuniam em seu ouvido, e a morte se aproximava mais ainda? O pai fez de tudo para criar um sorriso no rosto da filha.
O senhor tirou o dinheiro do bolso e deu comida aos desabrigados. O policial levantou-se e correu na direção contrária da multidão, para abater a ameaça. E isso fez deles heróis. O medo fez deles heróis.
Para você ser um herói, não precisa de uma farda, ou de um distintivo. Essas coisas serão suas ferramentas, caso queira ser um policial de verdade.
Um verdadeiro herói é um pai de família, que trabalha arduamente para alimentar sua esposa e seu filho; um herói é uma mãe que mesmo com três tipos de empregos diferentes, ainda acha tempo para ir ao treino de futebol do filho; um herói de verdade é o homem na noite que dá seu casaco para uma criança se cobrir do frio.
Então, se algum dia, o medo entrar na sua vida, te impedindo de concretizar seus sonhos e objetivos, não tente afastá-lo. Aceite-o. Respire fundo, e deixe-o entrar. Apenas com o medo, você será capaz de ver o verdadeiro mundo.
E com o medo, você não terá escolha, entre fazer o que precisa ser feito. O medo fará você fazer coisas que você nunca imaginou poder fazer... Sabe por quê? Porque nunca tentou. O medo é apenas o motor que irá te impulsionar para a vitória.
Não pense em desistir com o medo de falhar. Aceite o medo e siga em frente. Não importa o que você seja ou queira ser... policial, médico, bombeiro, professor, advogado, contador...
Para ajudar pessoas e ter um coração repleto de bondade, você precisa apenas agir.
Assim como na antiga postagem, eu digo novamente: siga em frente. As pessoas precisam de você.
O homem que me disse isso, mora lá em cima, e está esperando por nós.
Uma boa semana, galera. Força e fé!
 
Diário de PM/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.