quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Epidemia das drogas



A cada dia de serviço, fico mais estarrecido com a quantidade de usuários de drogas. O número parece não parar de aumentar e está tomando a proporção de uma epidemia, apesar de eu e meus companheiros estarmos engajados na luta contra esse veneno, que tanto está destruindo as famílias e a sociedade.
 

Sempre me faço às seguintes perguntas: O que anda acontecendo com os jovens? O que essa juventude pensa da vida? Estão entrando num caminho difícil de sair. Será que já refletiram alguma vez sobre isso?

 

Confesso que estou assustado. Não sei como frear esse consumo descomunal, que produz criminalidade, criando um perigoso ciclo vicioso. E é um problema que está atingindo todas as camadas sociais, da classe “a” à classe “z”.

De quem é a culpa? A culpa é dessa desagregação familiar e social que assola o país, da falta de valores morais e éticos incentivados pela mídia, da falta de uma maior religiosidade...

O uso de drogas, por si só, não é o problema. Afinal, cada um si mata da forma que quiser. O que me preocupa, na verdade, são os crimes decorrentes desse consumo desenfreado, como os homicídios praticados por dívidas de drogas, por acertos de contas, por guerra entre quadrilhas e, o mais preocupante, por confrontos com a polícia. Também não podemos nos esquecer de outros crimes, como furtos (para manter o vício), brigas e acidentes de trânsito. Uma coisa produz outra. A relação é direta. Mais uso de drogas, mais crimes. Invariavelmente. É assim, e não adianta fecharmos os olhos para a realidade.

E quem mais se arrisca nesse combate às drogas, quem se lança de corpo e alma nessa empreitada, é o policial. Esse profissional é o que mais se sacrifica na luta contra as drogas. È uma luta difícil, em que ele sente estar “enxugando gelo”, “dando murro em ponta de faca”... Muitas vezes é uma luta em vão, e ele se pergunta: Até Quando? E quantos policiais já não morreram nessa luta? E quantos ainda não morrerão?

O uso de drogas está banalizado. Está parecendo a coisa mais normal do mundo. Os usuários não têm nem mais vergonha em admitir essa condição. Dizem, sem pudor: “eu sou usuário”, “eu fumo só uns beck de vez em quando”, “eu sou viciado mesmo, e todo mundo lá em casa sabe”, “pode me prender que eu não vou parar de usar”. E o policial prende, prende, prende... e o problema não acaba.Está lá, cada dia mais forte, tal qual um tumor maligno.

Estamos diante de uma epidemia, mas não podemos tratar o usuário e o viciado como doentes, como vítimas. Não são! Eles escolheram esse caminho. Também não podemos tratá-lo como os demais criminosos, porque muitos já se tornaram dependentes do veneno, que lhes mata um pouco a cada dia.

Creio em duas soluções, ou paliativos. Para os que já são viciados e dependentes, tratamento. Para os usuários, vergonha na cara e cadeia, porque eles são os financiadores do tráfico. Para os traficantes, muitos anos atrás das grades.

A lei tem que ser rigorosa tanto com o traficante quanto com quem o financia. Quando a lei é branda com os usuários, está fomentando o consumo e, conseqüentemente, o tráfico. Fortalecendo o tráfico, está fortalecendo o poder paralelo. E temos que tomar muito cuidado com esse poder marginal, porque ele gosta de dominar territórios, de cooptar a comunidade, de adquirir armas de guerra, de se infiltrar na política, de enfrentar o poder legal... Depois, não adianta chorar o leite derramado.

Só rezo por uma coisa: Que Deus proteja minha família dessa epidemia.

 

Texto Publicado em 24/11/08 no Blog Universo Policial
 

Diário de PM/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.