quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Arte de Ser Policial





"Policial" Não sei bem como definir essa palavra. A palavra herói cabe nessa definição, porém braço armado repressor do governo também, mas qual a definição correta? Fui buscar no dicionário Aurélio que diz: "s.m. e s.f. Membro da polícia.

" porém não me senti satisfeita , então fui buscar a resposta adequada com os bravos combatentes, guerreiros diários, os próprios policiais .




O que é essa arte que eu amo tanto, a arte de ser policial. Depois de ler algumas resposta, duas se completaram,duas respostas que eu pensei :"sim é essa a definição que busco,a definição exata"

Então ser policial é um pouco de tudo! Braço armado do Estado? Sim! Quando se faz necessário é preciso que a autoridade seja estabelecida de forma enérgica, mesmo que seja as custas de restrições a direitos individuais ou coletivos. Gostem ou não, isso é constitucional. É o Poder de Polícia.

Repressor? Sim! Toda ação gera uma reação! Ações ilícitas tem como conseqüência reações não agradáveis pra quem as pratica! E o dever de quem deve manter a lei e a ordem, quase sempre não é simpático!

Herói? Sim! Inúmeros são os que tombam todos os dias nas ruas em defesa de uma

sociedade que simplesmente os ignora! Mas cumprem o seu dever, pois no seu sangue corre o instinto do guerreiro que fez um juramento e sabe que deve cumpri-lo, mesmo que no seu intimo isso não o agrade!

Incompreendido? Sim!

Suas ações quase sempre são questionadas por pessoas que nada entendem do que verdadeiramente é ser um policial. Estar sempre pronto a atender quem o solicita, Muitas vezes estando ele mesmo cheio de problemas! Não é fácil!

Mas como diz a canção do policial do Rio de Janeiro, minha querida corporação:

Ser policial é sobretudo uma razão de ser, é enfrentar a morte, mostrar-se um forte no que acontecer!

(Palavras do Sgt Antunes-PMERJ)

Essas palavras do Sargento foram uma uma ótima definição, aliás quase perfeita, mas o que o Capitão Luiz Alexandre me respondeu parece ter saído de minha própria boca, perguntei para ele o que era ser policial e ele me respondeu :

"O significado de ser policial, para mim, é somente esse: ajudar as pessoas. Nada é mais gratificante do que ajudar as pessoas. Saber que alguém poderia ter se ferido, ter morrido, ter perdido os seus bens mais importantes, caso você não tivesse agido. E receber um agradecimento emocionado, verdadeiro, sem preconceitos desse alguém. "

Então eu Andreia Borges falo que ser policial para mim além de ser meu sonho de menina, é ser um profissional que sentirá dor e não poderá reclamar, um sinônimo de herói; um herói que tem o super poder da superação, de voar sobre os preconceitos,o poder de dormir pouco e trabalhar muito,o olhar de raio x para identificar meliantes,e da decisão rápida.

E o poder de ser julgado,incompreendido por aqueles que defendem mas sem nunca deixar de honrar a farda que vestem mesmo assim se sentindo feliz por ter ajudado.Porque por mais que hajam bandidos fardados e de paletó e gravata, ainda existe o policial que foi descrito ao longo dessa postagem um herói vestido de funcionário do Estado.

 

 

Diário de PM/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.