quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Síndrome do Rambo: a fadiga do combate





O texto a seguir foi publicado originalmente na comunidade da PMRN. Sabe quando você está com vontade de desabafar e vai descarregando tudo no teclado? Pois bem, esse foi um desses momentos de inspiração.

 

domingo, 27 de outubro de 2013

É possível atirar só para ferir?









O policial realmente precisa reagir contra um ataque criminoso? Ele precisa disparar sua arma contra o delinquente que tenta matá-lo? O policial tem mesmo que matar essa pessoa quando atira nela? Ele não pode ser civilizado, e somente verbalizar com o bandido? Ele não pode apenas mirar nos braços ou nas pernas? A vida do criminoso não seria poupada, se o policial treinasse para atirar em áreas menos letais?
 

domingo, 20 de outubro de 2013

O conflito entre gerações nas polícias




Em todo grupamento social existe o confronto do velho com o novo, do futuro com o passado, cada parte defendendo teses e comportamentos ideais para o presente. É assim na família, onde os pais tendem a ser mais conservadores que os filhos, se arriscam menos e limitam as tentativas de rompimento com os paradigmas. Os filhos reclamam, se insurgem, não entendem porque os pais resistem a todo custo à evolução que lhes parece tão óbvia.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fazendo a coisa certa na hora certa!



Na manhã do dia 06/08 recebi uma chamada telefônica de um colega. Foi assim:


- Você soube o que aconteceu com o João?
- Não! O quê?
- Ele reagiu a um assalto e matou o cara!
- Agora?
- Não! Foi nesta madrugada!
- E ele tá bem?
- Tá tudo bem!