Nem
sempre o serviço do combatente possui ocorrências dignas de filmes, as vezes
nos deparamos com situações bem rotineiras mas que fazem parte do serviço.
Há
pouco tempo em patrulhamento por uma área menos favorecida da cidade em que
trabalhamos como naqueles bairros com iluminação
precária, o zero 2* da guarnição percebeu
pelo retrovisor que um veículo sedã ia entrar na
rua, quando percebeu a nossa viatura e freio seu carro iniciando uma ré. Neste
momento estávamos a uns 50 metros do referido veículo.
Prontamente
entremos na primeira rua à esquerda e voltamos ao local onde o carro suspeito
havia dado ré para abordá-lo com segurança. Após alguns segundos já estávamos
em condições de abordar o veículo que havíamos visualizado.
“DEVE-SE
EVITAR AO MÁXIMO RETORNAR PARA ABORDAR OU ATÉ MESMO A ABERRAÇÃO DE DAR RÉ PARA
SE ABORDAR ALGUÉM QUE JÁ PASSAMOS, POR ISSO O PATRULHAMENTO TEM QUE SER FEITO
EM VELOCIDADE REDUZIDA”
DESCREVENDO A ABORDAGEM
Primeiramente
acionamos o rotolight, mas o condutor não parou o veículo, então acionamos a
sirene e o veiculo parou. Agimos conforme praxe em abordagens a veículos, em
semi desembarque solicitamos que desligassem o veículo e descessem o que foi
feito pelos três ocupantes, e aí descobrimos o porquê do receio deles quando
viram a viatura, todos estavam com sintomas de embriaguez.
Mas
quem disse que bêbado não anda armado? Prosseguimos com procedimentos de
segurança, e quando nosso zero 3* foi revistar
um dos ocupantes ele pediu um pouco de cuidado com sua perna, já que havia
sofrido um acidente e quebrados dois ossos, a tíbia e a líbia, foi quando mesmo
com todo o profissionalismo exigido em uma abordagem caímos na gargalhada. O
abordado bradava alto falando de seu acidente e de seus dois ossos fraturados,
tíbia e Líbia. Deve ter sido um tombo feio para fraturar um osso e um país.
Após
a parte que nos concerne, não achando drogas nem armas, chamamos uma viatura de
Trânsito para assumisse a ocorrência.
*no
serviço tático operacional os policiais normalmente não se chamam pelo nome,
mas por códigos como zero 1, zero dois, stive, dentre outros. Na nossa
guarnição zero 2 é o motorista e zero 3 quem faz a revista pessoal
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