quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Na calada da Noite



De madrugada, Assim que os policiais militares chegaram àquela praça eles viram três homens muito suspeitos jogando diversos sacos de entulhos em uma calçada que ficava próxima aos brinquedos das crianças.

 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ordem é ordem!




        Madrugada fria. Dois policiais dentro de uma viatura estacionada no passeio de uma avenida de uma grande cidade. Poucos veículos passavam em frente a eles.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Na mira



Calor.

Meu olho esquerdo treme. É que uma gota ardida de suor me perpassa a sobrancelha e inunda a pálpebra.

 

Deve estar perto dos quarenta graus, e estou na sombra. O que não alivia nada.

 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Adair, o estrategista







Ainda não entendo porque travávamos uma guerra particular contra os traficantes. Era algo obsessivo. Talvez porque não tínhamos sangue de barata, não sei. Eu ficava abismado com a audácia dos vagabundos, vendendo papelotes de crack como se fossem pacotinhos de amendoim torrado. Tamanho atrevimento tornou o que seria profissional em uma questão pessoal. O bom era que eu não estava sozinho.

 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A cada dia um novo dia






Durante radiopatrulhamento rotineiro pelo centro da cidade, o Sargento Mike, simultaneamente ao olhar expectante e ao estado de atenção, pensava em toda sua vida na Military Police.

Pensava nos momentos de alegria, nas amizades, na união da tropa, nas dificuldades pelas quais passou e na grande frustração do dia em que ouviu: Você não tem motivação! Você é descontrolado emocionalmente!

Você pode ter uma atitude violenta sob forte pressão psicológica! Você não fez nada mais do que sua obrigação!

 

domingo, 13 de janeiro de 2013

A arte de errar






O dia 05 de outubro marcou o meu retorno à atividade operacional na Polícia Militar. Depois de passar 08 meses na área administrativa da corporação, voltei a exercer a principal missão de um miliciano, que é garantir a paz social. (Tomo a liberdade de fazer um aparte nesta crônica para registrar minha indignação, porque os termos “milícia” e “miliciano” estão sendo empregados indiscriminadamente para designar grupos armados que subjugam comunidades carentes, vendendo-lhes a segurança que compete ao poder público. Embora alguns policiais façam parte desses grupos de criminosos, não se pode chamar um bando que age à margem de lei de milícia, tampouco seus integrantes de milicianos. Na verdadeira acepção da palavra, milícia significa uma corporação sujeita à organização e disciplina militares. Logo, me orgulho de ser um miliciano).

 
 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Policia, Um Salto Muito Azarado




O ladrão já estava preso há mais de cinco anos numa penitenciária do interior do Estado de São Paulo e, pela primeira vez, ele havia recebido a oportunidade de ficar em casa por conta do beneficio do indulto de páscoa.

 
 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Vida de policial militar vale 850 reais

Bandidos em dívida com o PCC têm de indenizar facção com a execução de PMs.
 
Neste ano, 90 policiais militares foram mortos na Grande São Paulo
 
Bandidos em dívida com a facção criminosa PCC têm sido escolhidos para executar policiais militares em São Paulo como forma de pagamento. Segundo o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira, do Gaeco (Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Guarulhos, não só as “mensalidades” que a facção exige são levadas em conta. “Se perdem armas ou drogas, entram na dívida.”
 

sábado, 5 de janeiro de 2013

A vida de um policial

 


A vida do policial é bastante arriscada
Não tem dia não tem hora nem noite nem madrugada
Encontra de hora em hora o perigo na emboscada
Ele só encontra espinho não tem flor na sua estrada
Policial não é medroso policial é corajoso
Vê o perigo e dá risada.
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ser bombeiro é mais do que realizar uma missão, é eternizar momentos com sentimentos





Poderíamos simplesmente dizer, que ser bombeiro é possuir um treino adequado para combater incêndios, resgatar pessoas em situações de perigo ou socorre - las em situações de doença, e ainda para salvar bens materiais.