sábado, 29 de setembro de 2012

Incêndio em Sintra 2007



Quinta-feira 23 de Agosto de 2007, 9 horas da manhã, mais um dia de trabalho, muito calor e como normalmente os grupos tanto o ECIN (equipa de combate a incêndios florestais) viatura VFCI 02, como o ELAC 1 (equipa logística de apoio ao combate) viatura VTTF 03 estão na parada do quartel verificando todo o material das viaturas para que estejam operacionais assim que forem accionadas, o que tem acontecido demasiadas vezes estes últimos dias.
 
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Diploma bem comprado




Sabe quando você sente ser apenas um número...? Uns podem, o número, não. Imparcialidade, impessoalidade, moralidade? Carta Magna? Mas o número se lembra que não pode reclamar, não pode mudar, porque existe o chavão: Você já sabia que seria assim quando entrou.
 

domingo, 23 de setembro de 2012

Loucos ou insensatos?




Texto resume os “altos e baixos” de um policial

Não é comum vermos pessoas defenderem com tanto entusiasmo a profissão que abraçaram. Pelo contrário, muito se ouve de críticas e reclamações ao extremo, a ponto de o indivíduo rejeitar a si mesmo enquanto profissional.

Apesar de todas as dificuldades existentes na Polícia Militar, o cabo Maricejio [foto] não esconde o orgulho que sente ao vestir a farda da “briosa”. É consciente dos obstáculos do ofício, mas se engrandece a cada oportunidade que tem de salvar vidas.
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Quem matou Pixote?



Esta é uma história real.
 
Sobrevivi pra contar,
 
Entenda como quiser
 
Mas não se apresse em julgar.
 
Sou apenas anteparo...
 
Dos problemas sociais,
 
Quando me chamam é porque
 
O mau, presente se faz.

Pixote era meliante

Vivia o crime a praticar,

Mik, fiel combatente
 
Sempre pronto a atuar.
 
Hoje posso afirmar
 
Com toda convicção,
 
Para o emergente Pixote

Não havia salvação.

 

Quem matou Pixote? Esta pergunta aparentemente ingênua e sem resposta plausível, era o que mais se ouvia das autoridades encarregadas de apontar os autores e as circunstâncias em que ocorreu o "Episódio Pixote", em Diadema.
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Policiais são humanos




Policiais são humanos (acredite se quiser!) como o resto de nós. Eles vêm em ambos os gêneros, mas na maioria das vezes são do sexo masculino. Eles também vêm em vários tamanhos. Na realidade, depende se você estiver à procura de um deles ou tentando esconder algo. Quase sempre, no entanto, eles são grandes.

sábado, 15 de setembro de 2012

Os policiais estão insatisfeitos?




Hoje estamos insatisfeitos com o quê? Insatisfeitos com a sociedade, com o governo, com a instituição e com as leis.

 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Troca de Tiros - Entre a excitação e a racionalidade




Às vezes, policiais recém-formados me perguntam se é legal participar de uma troca de tiros. Percebo certa excitação nessas perguntas, um certo desejo de participar de uma troca de tiros.



domingo, 9 de setembro de 2012

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Desculpas inusitadas para não ser multado



- Deus tira multa?

- E já é lei? Desde quando?

Foi assim que um cidadão espantado me indagou quando lhe pedi que colocasse o cinto de segurança.
 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A arte de errar



O dia 05 de outubro marcou o meu retorno à atividade operacional na Polícia Militar. Depois de passar 08 meses na área administrativa da corporação, voltei a exercer a principal missão de um miliciano, que é garantir a paz social. (Tomo a liberdade de fazer um aparte nesta crônica para registrar minha indignação, porque os termos “milícia” e “miliciano” estão sendo empregados indiscriminadamente para designar grupos armados que subjugam comunidades carentes, vendendo-lhes a segurança que compete ao poder público. Embora alguns policiais façam parte desses grupos de criminosos, não se pode chamar um bando que age à margem de lei de milícia, tampouco seus integrantes de milicianos. Na verdadeira acepção da palavra, milícia significa uma corporação sujeita à organização e disciplina militares. Logo, me orgulho de ser um miliciano).

 

sábado, 1 de setembro de 2012

Mesmo com o risco da própria vida…

Juramento: Mesmo com o risco da Própria Vida...


Por: Flávio Henrique em 23/08/2010

 

- Alô.

- Flávio!? Você está trabalhando hoje?

- Não, por quê?

- Graças a Deus! Teve um tiroteio na cidade, daqui dava pra ouvir os tiros. Parece que levaram os policiais como reféns. Ainda bem que você não está aqui…