terça-feira, 31 de julho de 2012

A dor de uma mãe de policial


Abaixo, uma carta magnífica de uma mãe de policial que perdeu o filho, o soldado Paes, quando este, cumprindo seu dever profissional, tentou evitar um assalto a uma padaria em Sobradinho-DF. Paes era um policial dedicado, exemplar e que amava a corporação. Uma semana antes de morrer, foi homenageado por participar do quadro de ocorrências de destaque.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Infância perdida


Eram 23 horas e 15 minutos da noite de sábado, 06 de maio de 2006. Patrulhávamos pelo bairro Nova Pampulha; na época, o mais perigoso da área de atuação do GIEAR (Grupo de Intervenção Estratégica em Área de Risco). Naquele lugar, naquele dia da semana e naquele horário estávamos mentalmente preparados para o pior – troca de tiros, homicídios, traficantes em fuga rumo aos becos estratégicos que ali existem, crianças e adolescentes usando entorpecentes, etc. Entretanto, o que aconteceu foi bem mais simples, mas não menos grave.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Difícil decisão




O trabalho de um policial é extremamente difícil. Implica executar suas atividades sob intensa pressão, expor a risco a própria vida e tomar decisões que podem influenciar profundamente a vida das pessoas.



domingo, 22 de julho de 2012

Vejam como é o destino.




Domingo (24/06/07) mais um turno bastante atribulado com muitas emergências, à noite tocou o alarme mais uma vez, e lá saímos para mais um acidente de viação;

sábado, 21 de julho de 2012

A vontade de punir não pode ser maior do que a de fazer justiça




Por: José Ricardo

Meu nome é Mike Walkier. Moro no planeta Vênus e sou funcionário de uma grande empresa, a qual tem mais de 40 mil funcionários na ativa.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sinto orgulho de ser Mãe de um Bombeiro!




É com muito orgulho que hoje publico um poema escrito pela minha mãe, dedicado a mim e a todos os bombeiros do Mundo.
A minha Mãe é uma mulher muito forte, e admirável.
É a mulher que eu mais admiro e quem eu mais amo neste mundo.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vida por vida




Não é preciso ser angélico para verificar que, no mundo em que vivemos, campeia o ódio, o egoísmo e a inveja. Poderíamos também notar que os homens esquecidos da sua dignidade, são frequentemente um diabo para o seu semelhante.





terça-feira, 17 de julho de 2012

Causos de polícia: ordens são ordens!




Por: Flávio Henrique

Em uma pequena delegacia de uma pequena cidade de um pequeno estado de um pequeno país, o soldado tirava mais um dia de serviço. Além de suas atribuições legais, ele exercia outras funções que não eram suas obrigações mas realizava por não haver quem o fizesse, não dispunha de outra escolha. Desse modo, suas tarefas se acumulavam e compreendiam em vigiar os presos, atender os chamados da população e ainda realizar o patrulhamento pelas nem tão pacatas ruas do município.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vida de Bombeiro




Quando a multidão assustada desce correndo as escadas, um grupo inexplicavelmente corre no sentido contrário, são os bombeiros levando consigo a esperança, a força, a fibra a honra e o amor.



domingo, 15 de julho de 2012

Relembrar é viver - Frases que você ouviu no curso



Passam-se anos e anos, mas certas palavras e expressões nunca mudam. Recordar é viver... E qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência.



sábado, 14 de julho de 2012

No inicio da recruta




Tudo começou no ano 2011 quando me inscrevi para o estágio de verão do quartel de bombeiros voluntários de Algueirão Mem Martins, com o objetivo de passar o meu verão de maneira diferente.



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Medo, respeito e companheirismo




Por: José Ricardo




O Sargento Mike estava em casa, tentando curtir o dia de folga. Procurava esquecer do serviço. De repente, o interfone tocou. Sua esposa atendeu.

- Oi.

- É o Soldado Bumark quem tá falando. É da casa do Sargento Mike?

- Sim. Você quer falar com ele.

- Quero. O capitão pediu pra dar um recado pra ele.

- Abri o portão. Pode entrar.

A esposa chamou Mike.

- Levanta aí que Bumark tá querendo falar com você. Disse que é recado do captain.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Obrigado filho, por teres salvo outro filho meu...




No mostruário ambulante de centenas de rostos que cruzam conosco nas ruas, praças avenidas, “ele” é apenas um homem comum como outros tantos desconhecidos.



quarta-feira, 11 de julho de 2012

O dia seguinte



Por: Helder Andrade Anastácio, SdPM



Éramos muitos neófitos, reunidos em um lugar amplo, bonito e confortável.

Alguns de nós já tinham servido em forças de segurança, mas confesso que, para mim, era uma experiência completamente nova a Polícia Militar, uma decisão arriscada que tomei, contrariando expectativas e sonhos familiares, arriscando também tempo e dinheiro em um processo seletivo que sequer imaginava estar ingressando um ano e meio antes.

Eu estava ali pensando em tudo o que poderia ser esta nova etapa, de bom e de ruim. Desejoso, vibrante, mas um pouco temeroso do que não conhecia, como é natural temermos o desconhecido.



terça-feira, 10 de julho de 2012

O drama de um Bombeiro...




O Comandante perguntou-me naquele dia:

- Porque é que você está se afastando de seus colegas de farda?

Eu disse-lhe:

- O meu psicológico já não me ajuda!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Razões Para Não Ser Policial Militar




O que vou colocar aqui é uma carta de um cidadão elencando motivos para não ser policial militar. Eu encaro essa carta como a descrição da realidade a qual vive o policial.


domingo, 8 de julho de 2012

A triste realidade... se Beber não Dirija!




Eu fui a uma festa, mãe, e lembrei-me o que me disses.

Disseste-me para eu não beber e eu não bebi.
Senti-me orgulhosa de mim, como me disses-te que me sentiria.


sábado, 7 de julho de 2012

A Segunda Pele




Autor: * Nivaldo de Carvalho Júnior, 3º Sgt PM



“A farda não é uma veste que se despe facilmente, mas sim uma segunda pele que adere à própria alma, irreversivelmente.”



sexta-feira, 6 de julho de 2012

BOMBEIRO




Bombeiro é estar presente,
Na presente humanidade...
Com a paz de um combatente
Destinado à caridade...

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O soldado ateu




Já estávamos no fim de mais uma jornada de trabalho. Passava-se das vinte e três horas de uma monótona segunda-feira, dia geralmente tranquilo no que tange à criminalidade violenta, cujo combate era nosso principal mister.

Patrulhávamos o Bairro Nova Pampulha, numa região conhecida como “mangue seco”. Tal denominação não foi escolhida por acaso. As ruas do local eram todas de terra; parte delas intransitáveis, devido a enormes crateras provocadas pela voracidade das águas pluviais.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Torre dos Bombeiros




Há muitos anos, antes que existissem carros de bombeiro, brigadas contra fogo e alarmes eletrônicos contra incêndio, quando a maioria das casas era feita de madeira, um incêndio era uma coisa terrível. A cidade inteira, ou boa parte dela, podia ficar em chamas e fumaça. E assim, quando irrompia um incêndio todos abandonavam seu negócio ou seu trabalho, correndo para ajudar a extinguir o incêndio.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A letra fria da lei




Autores: Alex Dalton e José Ricardo S. Monteiro



Naquela tarde, o sol estava a pino; o calor, insuportável. Eu era o patrulheiro de uma guarnição tática. Nossa barca patrulhava a Favela Pedreira, em Matozinhos. A viatura deslocava bem devagar, espremida numa viela; os retrovisores quase tocavam nos barracos.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Amigo bombeiro...




Amigo Bombeiro...
Que muitos incêndios apagas,
Que muitas vidas salvas.
Peço a Deus nosso senhor,
Ser sempre o teu protetor.

domingo, 1 de julho de 2012

E se os policiais tivessem morrido?




Por:  José Ricardo


Numa cidade muito distante daqui, na qual bandidos utilizavam armas de guerra e adotavam táticas de guerrilha, dois policiais mal pagos e, segundo o secretário estadual de segurança pública, despreparados e mal treinados, encontravam-se dentro de uma viatura policial.