quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bombeiros ignoravam o risco que corriam!!!



Muitas pessoas dizem depois de ocorrer um acidente com bombeiros “que houve falta de cuidado, que podia ter sido evitado o acidente etc.”, mas esquecem – se que o bombeiro quando vai para uma situação de catástrofe, só pensa em salvar vidas, mesmo sabendo o risco que corre.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Os desejos de um bombeiro...






Desejava que pudesses ver a tristeza de um homem de negócios quando o trabalho da sua vida desaparece em chamas, ou a de uma família que regressa a casa e a encontra danificada ou destruída.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A incompreendida abordagem policial




O Cabo Spencer e o Soldado Tandberg realizavam radiopatrulhamento rotineiro por um bairro periférico da cidade de Iômega. Quebrando a tranquilidade, a central de comunicações pediu atenção na rede de rádio.

domingo, 27 de maio de 2012

Onde está escrito?






Durante a batalha não se estuda. Nela, simplesmente faz-se o que se pode para aplicar o que se sabe. Por isso, a fim de se fazer um pouco, precisa-se saber muito, e saber bem.” - Marechal Foch


sábado, 26 de maio de 2012

Uma história para você refletir – Bombeiro Billy





A mãe de 26 anos parou ao lado do leito de seu filhinho, que estava morrendo de leucemia. Embora o coração dela estive pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dez minutos para viver


por Roberto Kusiak, Sd PM



Temporal anunciado no serviço de meteorologia. Mais uma noite chuvosa e sonolenta de serviço. Talvez um acidente para atender e mais nada. Era sempre assim. Estávamos um pouco desanimados. Gostávamos de noites agitadas, de correria, de perseguição à vagabundos, de prisões. Gostávamos de ser polícia, eu e meu parceiro. Dois veteranos, quase vinte anos de serviço. Corações já endurecidos ao longo dos anos. Não sentíamos pena de vagabundo, muito pelo contrário, sentíamos sim, uma vontade de mandá-los para o outro lado, de limpar a cidade. Não importava quanto sangue o vagabundo derramava. Como disse, nossos corações estavam muito bem guarnecidos por uma crosta intransponível de quase vinte anos de crimes, de sangue, de choros, gritos, tiros.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Um tributo aos policiais


narrado pelo jornalista Pedro Bial



Eles são a linha de frente da democracia. Para além de manter a ordem, sua função é garantir nossa liberdade.

Há coisas que consideramos certas, como o ar que se respira, e que só valorizamos quando as perdemos: como a saúde, a liberdade, a vida.

É fácil criticá-los, são eles que morrem por nós. Num fim de semana, trinta e cinco se foram.
Dia das mães, dia do enterro dos filhos.

Policiais civis... Militares... Um bombeiro!

O nome oficial é agente do estado, mas desde crianças, aprendemos a chamá-lo de "seu guarda".

Guardam. Vivem, e morrem, para nos guardar.

Quem sabe, esta tragédia não seja a oportunidade que nos faltava para refletir sobre esses homens e mulheres, que por tão pouco soldo, protegem algo muito frágil, delicado: a construção do Brasil.

Sua principal arma não é de fogo, nem branca, é letra, palavra: o nome da lei.

Os Projetos dos Policiais




“Qual o seu projeto ao entrar na polícia?”, perguntava o instrutor nos dias de apresentação da turma, quando através dos anseios individuais o professor tentava extrair um perfil daqueles que seriam seus alunos durante o semestre. Após a Academia, percebe-se o quanto diferem, de fato, as intenções de cada policial ao operar a estrutura que lhe cabe da polícia. Neste post vamos analisar justamente essas pretensões individuais, que podem ser agregadas em três grupos: o Projeto de Poder, o Projeto de Polícia e o Projeto de Segurança Pública.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

História do Corpo de Bombeiros



Conforme a mitologia grega, o herói e semideus Prometeus, um dos Titãs, irmão de Atlas, roubou o fogo do domínio dos deuses e entregou-o aos homens, sendo por isto punido pelo deus maior Zeus, que o condenou a ser atado a uma rocha, onde ficaria exposto aos ataques diários de um abutre que lhe devoraria eternamente o fígado, único órgão do corpo humano que, como todos sabemos, se regenera continuamente, tendo, em conseqüência disso, tal herói recebido um castigo teoricamente interminável. Como conseqüência para os mortais, conforme a lenda, hoje em dia, ainda por castigo, o fogo escapa ao domínio humano e, transformando-se no monstro dos incêndios, ceifa centenas de vidas e causa prejuízos imensos.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Para descontrair e refletir:




As 10 Frases mais ouvidas no cotidiano Policial
1. Seu policial, não consigo dormir com esse barulho que vem da casa ao lado!
(A PM vai ao local e manda abaixar o som. A PM sai do local e o som é aumentado.)
2. Só agora vocês chegam? Agora não precisa mais!
… Reclamando quando a PM chega ao local de ocorrência. (acha que só tem ele que precisa da policia na cidade)
3. Meu marido me bateu e me expulsou de casa, “mas não prende ele não, é para vir aqui só dar um susto nele”
 (O que essa pessoa pensa, que nós somos fantasmas e saímos por aí assustando os outros?)
4. Meu filho está desaparecido há cinco dias. (e só agora a senhora deu conta disso)
5. Meu pai me bateu. Ou “minha mãe me bateu”. Ou “meu irmão me bateu”. Ou ainda “minha irmã me bateu”. (ta bom chamou a policia e quer providencia policial ou só quer dar o showzinho)
6. Ué, e vocês estão aqui pra quê?
(Exigindo que resolvamos o problema de qualquer jeito.)
7. Depois querem aumento. Não fazem nada!
(Risos fica só um dia no meu lugar dando geral em noiado que não toma banho há uma semana)
8. Eu pago o teu salário!
(E paga mal.)
9. Quero fazer um Registro pra não pagar segunda via de documentos. Ah, põe aí que eu fui roubado.
(depois a PM que e desonesta)
10. Atenção todas as viaturas. Troca de tiros entre policiais e diversos elementos fortemente armados. Queiram se deslocar para o local em apoio e com a devida cautela.
(É rezar e ir porque a toda sociedade corre do problema quem enfrenta ele e a PM)
FONTE: Blog da Renata

segunda-feira, 21 de maio de 2012

História da Policia Militar





Um pouco sobre a Polícia Militar no Brasil

São denominadas polícias militares no Brasil as forças de segurança pública das unidades federativas que têm por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública nos Estados brasileiros e no Distrito Federal (artigo 144 da Constituição Federal de 1988). Subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios (art. 144 § 6º da Constituição Federal de 1988). São forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro. Seus integrantes são denominados militares dos Estados (artigo 42 da CRFB), assim como os membros dos corpos de bombeiros militares. Cada Polícia Militar é comandada por um oficial superior do posto de coronel e é denominado Comandante-Geral.

domingo, 20 de maio de 2012

Vocês sabem quem somos nós?




Somos pagos pelo Estado, através de tributos que lhes são impostos, para salvaguardar e proteger suas vidas e patrimônios, tributos estes que também pagamos, porém, na maioria das vezes, não possuímos tal direito.

Somos aqueles que diuturnamente trabalhamos na vigília, realizando um serviço de prevenção para que fatos que desagradem à sociedade não venham a ocorrer. Labutamos para proteger os patrimônios públicos e privados, enquanto nossos próprios ficam a mercê de vândalos e marginais.

O Blog

 


Sou Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal. A iniciativa de produzir este Blog foi baseada num blog já existente que é O Diário de um PM, então resolvi, então resolvi criar um espaço aqui em Brasília dedicado ao Policial e Bombeiro militar de nossa capital, mais se você Policial e Bombeiro do Brasil quiser participar, sinta – se a vontade para contar história, poesias, e qualquer coisa que conte a sua vida na Corporação, mande sua história via email que ela será publicada, tenha certeza que este espaço é seu. Hoje sei que muitas pessoas tem interesse pelo assunto policia e bombeiro militar, sobre a segurança pública, sei que existe muita curiosidade e pouca informação. E o que é passado não é verdadeiramente o que de fato aconteceu, nem a imprensa colocar os fatos como eles realmente são, então temos que usar um meio de contrabalancear e mostrar a nossa visão dos fatos como eles são de verdade, pensei: temos que criar um espaço aqui em Brasília para poder mostrar o nosso lado da história, sei que muitos tem receio de um espaço assim, mais acho que temos que nos defender, este é o meio que criei, sinta – se em casa, e sua, faça bom uso dela.